quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Voltando a Estudar depois de "velha"... Como se motivar?

Um dos desafios da vida adulta é voltar a estudar porque parece algo tão distante quando a gente vive basicamente pra pagar contas. Estudar é gasto! Mesmo se você estudar "gratuitamente", existe passagem (ou gasolina), xerox, lanche, livros, etc. Mas é um gasto que vale a pena, e, pra mim, uma das poucas coisas que não vale a pena economizar.

Fiz faculdade de Direito com 19 anos e não fazia ideia do que queria naquela época, sinceramente, só me matriculei por pressão dos meus pais, e mesmo não gostando do que fazia, me forcei a concluir. Não me arrependo: o diploma de ensino superior abre um pouco as portas e todo conhecimento é válido, mesmo que não notemos inicialmente. Só que ainda me sentia incompleta profissionalmente.

Amo falar de culinária, vida doméstica e acho que todas as pessoas deveriam apreciar isso também, pois é algo que reflete muito no dia a dia em nossas casas, mas respeito quem não gosta, ninguém é obrigado. Só fiquei um pouco triste de não ter oportunidades de explorar melhor essa área profissionalmente. Inicialmente queria estudar algo relativo à economia doméstica, mas descartei por motivos pessoais.

Daí que, ultimamente, tenho me interessado e lendo muito sobre política. Não gosto de falar disso aqui no blog porque sempre gera treta e é algo muito pessoal. Fiz o Blog Via Esquerda e conheci um professor de história muito bom pelo Youtube (Canal Parabólica). Que que eu fiz? Me matriculei na faculdade de história.


Alias, não tenho postado aqui por causa disso, estou sem tempo, colocando matérias em dia e curtindo muito o curso que escolhi. A faculdade de história tem sido exatamente o que imaginei e me dado um gosto enorme pelos estudos. Nunca estive tão feliz :) No passado já tinha pensado em dar aulas de biologia ou história, pois era matérias que gostava muito, mas a realidade do professor me desanimou (na época).

Então, por experiência própria, só deixo um conselho: não pense demais! A gente nunca encontra condições 100% favoráveis de iniciar um projeto, sempre tem algo que atrapalha. Eu, atualmente, estou estudando e continuo minha venda de doces, mas pra mim tudo bem. Enquanto eu ficava pensando no que fazer, nada acontecia, mas quando eu tive o estalo do que fazer, fui lá sem pensar. Muitas vezes o caminho que vai nos mostrando as saídas e como lidar com as dificuldades. "Faça duas vezes antes de pensar", esse deve ser nosso lema em alguns momentos.

Outra coisa: eu queria muito prestar ENEM pra tentar alguma universidade pública mas infelizmente todas são longes demais de onde moro, impossibilitando conciliar com minhas vendas, daí me matriculei numa particular mesmo pois a maioria oferece oportunidades de bolsas de estudo. Tenho aulas com alguns alunos do curso de letras e uma pessoa que conheci paga somente R$50,00 por mês. Acho que vale a pena tentar uma bolsa, caso você queira muito (eu fiz isto, minha mensalidade baixou bastante). Fica a dica ;)

Espero que este relato motive vocês que desejam voltar a estudar pois conhecimento sempre é bem vindo e nunca é tarde pra aprender.

Beijos, Thainá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)